quarta-feira, 4 de agosto de 2010

29 semanas

Seu corpo
Vamos direto ao ponto: Você está inchada, retendo muita água. As chances são boas de você não conseguir colocar seu tênis ou tirar o seu anel de casamento, então fique confortável com seus chinelos. Suas calças não cabem. Suas camisas não encaixam. E agora, graças à expansão nos seus pés, os sapatos não se servem mais. Você pode agradecer uma coisa maravilhosa chamada edema por isso.
Inchaço extremo (como em "Oh meu Deus, o que aconteceu com as minhas mãos?") Pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, assim certifique-se com o seu médico. Para leve edema, o seu médico pode recomendar beber bastante água. Para amenizar o problema do inchaço, a mulher deve reduzir o sal da alimentação. O sal é um dos fatores de retenção de líquido que leva a um maior inchaço. Fazer caminhadas ou hidroginástica com recomendação médica também ajudam a aliviar esse mal. O uso de meia elástica pode ajudar, mas são muito quentes para se usar no verão.
Pelo lado positivo, edema é uma ótima desculpa para sentar, colocar os seus pés para cima, e pedir ao seu marido para lhe trazer uma bebida fresca e a revista desta semana. Enquanto sentada procure ler a bíblia também. Na verdade faça dessa a sua leitura predileta.

Seu bebê

Ter um bebê prematuro é assustador, sem dúvida. Mas aqui está um motivo para relaxar: Devido aos impressionantes avanços da tecnologia médica, se o seu bebê nascer esta semana, ela teria 9 em 10 chances de sobrevivência, o que é uma grande notícia. Outros desenvolvimentos impressionantes: O cérebro do bebê pode agora controlar sua respiração e temperatura corporal. Ela também pode tossir e suas habilidades de sucção foram aperfeiçoadas. Que seus peiots se cuidem! :^)
A pele do seu mini está parecendo menos enrugada conforme ele ganha peso. Ele está começando a parecer mais como um modelo da Pampers ou da Johnson's Baby. Ele está agora se preenchendo da gordura branca que dará energia servirá de isolante térmico (infelizmente, a gordura branca não funciona da mesma forma nos adultos!).
E falando de energia, o seu coelhinho da Energizer, está pegando fogo estes dias, ou melhor, está com a pilha toda! Com certeza você sentirá uma boa porção de chutes, socos e cotovelos, principalmente quando você estiver deitada.
Esta semana o seu bebê tem um pouco mais de 15 polegadas de comprimento, mais o menos o tamanho da tela do seu monitor de computador.

Sua vida

Lembra daqueles pequenos e sexy sutiãs que você usava antes? As chances são boas que você não consiga colocá-los nem em torno de sua caixa torácica nestes dias. Algumas podem até achar triste isso, mas é hora de visitar uma loja que tenha atendentes que entendam do assunto (sutiã para gestantes)! Opte sempre por sutiãs que tenham um regulador de tamanho nas alças e nas costas, e que permitam ajustar-se ao seu tamanho conforme o tempo passe. Opte por sutiãs de alças largas e que tenham um bom suporte para que não se sinta desconfortável. Hoje em dia há tantas variedades de sutiãs que não necessita de sutiãs de grávida especiais. Compre sutiãs conforme for notando que os que já tem não servem. Compre sutiãs em locais onde tem pessoas com formação para a aconselhar qual o sutiã adequado para si pois a copa e as costas do sutiã variam muito de de pessoa para pessoa. O número do um sutiã significa a largura à volta das suas costas, e a copa significa o tamanho da sua mama, podendo ter um sutiã número 32 com uma copa C. Tudo depende do seu tipo de corpo.
Um sutiã adequado não só irá apoiar as costas durante estes últimos meses de gravidez, mas irá ajudar a prevenir a mastite no caminho e permitem que você amamente discretamente. Você precisará de um ou dois sutiãs agora, e um pouco mais após o nascimento do bebê, quando o teu corpo terá mudado mais uma vez.
Esta semana, se possível, tome um banho de banheira. Um com bolhas, uma máscara facial e tudo o que tiver direito. Seu grande corpo sente muito melhor e mais leve na água, e o que é mais relaxante do que um banho? Apenas certifique-se que não está muito quente (a 37 graus Celsius, a temperatura do corpo), e que você está recebendo cuidado/ajuda para entrar e sair da banheira.

O que você está pensando...

"Como pode um par de meias minúsculas me fazerem tão felizes?"

Faz bem comer...
Salada de feijão temperada com suco de limão. Essa é uma boa combinação, fornecendo ferro, sais minerais e vitamina C.

É bom saber...

Algumas informações sobre licença maternidade:
A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho. Outro direito que a gestante tem é o de ser dispensada do horário de trabalho pelo tempo necessário para realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares. Sempre que a gestante tiver dúvidas sobre sua saúde ou seus direitos, ela deve procurar auxílio com os profissionais de sua confiança, para que esse período especial seja também muito tranqüilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Minha Primeira Gestação Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez | Distributed by Deluxe Templates